domingo, 22 de julho de 2012

APOSTILA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO





HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
CUSRO DE POS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR


Prof. Esp. JOSÉ VANDINEI DA SILVA
Org. por CARLOS JORGE PAIXÃO - Doutor em Educação pela UNESP




ARACAJU, JULHO 2012

UNIDADE 1


HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO

1.1 CONCEPÇÕES DE HISTÓRIA

1.1.1     Concepção Positivista

            O pensamento de Augusto Comte (1798-1857), denominado de Positivismo, surge no século XIX, com a pretensão de ser uma síntese definitiva da evolução humana pautada em elementos oriundos da lógica das ciências exatas e naturais, na busca do estado positivo ou científico. (PAIXÃO,2001; 2003; 2004).

            Segundo Augusto Comte, em sua obra intitulada Curso de Filosofia Positiva, publicada em 1830:

[...] O caráter fundamental da filosofia positiva é tomar todos os fenômenos como sujeitos as leis naturais invariáveis, cuja descoberta precisa e cuja redução ao menor número possível constituem o objetivo de todos os nossos esforços, considerando como absolutamente inacessível e vazia de sentido para nós a investigação das chamadas causas, sejam primeiras, sejam finais. (COMTE, 1830, p.)

            Assim, a história, no sentido positivista, baseia-se nos fatos descritos e demonstrados nos documentos de origem oficial.

1.1.2     Concepção Marxista

            Marx (1818-1883) surge, no século XIX, colocando o homem e sua história como decorrência das condições materiais determinadas pela economia política. Os meios de produção e as classes sociais são fatores que se destacam na estruturação e organização da sociedade, a partir da distribuição das riquezas.

Busca